08 tipos de controle de acesso e como identificar o melhor para sua empresa ou residência.
A tecnologia está cada vez mais presente quando se trata de segurança. Os avanços tecnológicos fornecem sistemas inteligentes, práticos e com segurança. Um produto que engloba essas duas áreas é o controle de acesso. E hoje, vamos conhecer alguns dos mais modernos tipos de controle de acesso e seus diferenciais.
Catracas
Tipo mais comum de controle de acesso físico, que combinado com acessórios de identificação, pode controlar o fluxo, limitando e liberando o acesso a espaços específicos.
Versáteis em tamanho e formatos, as catracas são adaptáveis a uma grande quantidade de locais. Esse equipamento cria uma barreira física no local, permitindo a passagem de um único indivíduo por vez.
São mais indicadas para locais que exigem um nível médio de segurança e situações que demandam diminuir a velocidade de acesso de pessoas ao ambiente.
Senha
Um dos primeiros recursos de controle de acesso combinado com tecnologia, a autorização a entrada de pessoas no ambiente mediante digitação de senha de acesso modernizou o acesso. Minimiza, assim, a necessidade da presença de uma pessoa para o controle em cada nível de acesso.
Os dispositivos de senha proporcionam um nível alto de segurança, uma vez que o código é vinculado ao cadastro com todos os dados do funcionário, ficando registrado quando e onde a senha é utilizada.
Essa tecnologia é recomendada para locais com muitos níveis de acesso ou de grande circulação.
Cartão de proximidade
Trata-se de um dispositivo magnético que armazena informações a respeito do usuário e libera o acesso do usuário com a aproximação do cartão em um leitor.
Podem ser armazenados os dados de identificação, como nome e número de um documento de identificação, bem como o nível de acesso permitido para aquele funcionário especifico.
Muito comum em empresas aplicada em sistemas de relógio ponto para gestão de recursos humanos. Um ponto positivo: não há contato direto com o aparelho, o que evita espalhar bactérias e vírus no ambiente.
Toten
O toten é um equipamento físico que combina assessórios de identificação no controle de acesso. Pode ser usada para o acesso de pedestres ou veículos, através do uso de cartões, tags ou até mesmo reconhecimento facial.
Podem também dispor do sistema de interfone, proporcionando maior segurança e comodidade aos usuários.
Biometria
A biometria funciona a partir do reconhecimento de características pessoais específicas de cada usuário. A verificação pode ser feita por meio das impressões digitais, comandos de voz, leitura de íris, entre outras.
Uma tecnologia de fácil instalação e altamente segura, já que os casos de falsificações são raros. Tem sido muito combinada com sistemas de registro de recursos humanos.
Reconhecimento facial
Considerado um tipo de acesso biométrico, o reconhecimento facial permite a identificação do indivíduo próximo ao equipamento ou até mesmo à distância. Por meio da câmera e do software de leitura facial do equipamento, o rosto é automaticamente codificado em uma sequência digital e anexado ao cadastro do indivíduo.
É a tecnologia mais moderna atualmente entre os tipos de controle de acesso e seu uso tem crescido exponencialmente por eliminar a necessidade de qualquer contato físico para ativação.
Softwares
Muitos equipamentos utilizam softwares para organização e acesso às informações coletadas. A instalação de um programa irá permitir o gerenciamento dos acessos, sendo possível configurá-lo de acordo com as especificidades.
Eai, conseguiu entender a diferença de cada controle de acesso e qual o ideal para a sua situação? Comenta aqui embaixo! Nós trabalhamos com todas as soluções citadas no texto e podemos te ajudar a escolher J Enviamos para todo o Brasil e aceitamos todas as formas de pagamento!
Acesse nossa loja on-line ou Instagram!
Loja online: https://attnet.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/att.tendencias/
Fonte de ajuda: https://www.teleworld.com.br