SXSW 2024: Qual é o futuro da tecnologia?
Um dos maiores e mais influentes encontros de economia criativa do mundo, o South by Southwest (SXSW), chegou ao fim no dia 16 de março e trouxe muitas novidades no mundo tecnológico. O evento que ocorreu de 8 a 16 de março e contou com mais de 3 mil palestras sobre inovação e criatividade, teve mais de 300 mil pessoas de cerca de 100 países participando dos nove dias de festival – inclusive, os brasileiros bateram recorde de público no SXSW2024 entre palestrantes e visitantes, segundo a organização do festival.
Durante a conferência, especialistas afirmaram que os seres humanos poderão viver por 500 anos com ajuda da IA e que a organização das sociedades será completamente transformada pela tecnologia.
Segundo Amy Webb, futurista americana, fundadora e CEO do Future Today Institute “Todos que estão vivos hoje fazem parte de uma grande transição. Então sim, o novo superciclo tecnológico já está aqui. E sim, ele vai mudar o curso da história humana.”.
O crescimento do uso da Inteligência Artificial, bem como suas regulamentações por LGPD é notório. Neste novo superciclo haverá vencedores (aqueles que aproveitarem essa mudança épica) e derrotados (aqueles que não ousarem ir além).
Para Raymond Kurzweil, futurista norte-americano e autor de renomados livros sobre inteligência artificial e futurologia, com esse avanço das IA’s, poderemos fazer uma espécie de “backup” do cérebro, afim de vivermos por 500 anos. “Em 2045, vai ser possível entrar no cérebro e capturar tudo lá”, projetou ele. “Vamos poder recriar tudo que está em nosso cérebro”, finalizou.
Apesar da temática sobre Inteligência Artificial e seu futuro tecnológico estar bem presente nos painéis, outros assuntos também foram abordados.
O MIT trouxe um relatório com as 10 mudanças significativas da tecnologia que devem continuar avançando em seus estudos. Um dos assuntos citados foram as novas células solares, tecnologia chave para a redução da emissão de carbono no meio ambiente.
Na medicina, foi os benefícios que a fusão entre a tecnologia e o biológico permitem uma nova gama de tratamentos, como, por exemplo, células dentro do nosso corpo que podem produzir medicamentos em resposta a estímulos externos.
Para os gamers, a nova tendência é a ideia de games como plataforma, criando várias ações com os consumidores: play (jogar), watch (assistir), connect (conectar), create (criar) e collect (colecionar). Segundo Joost van Dreunen, acadêmico e empreendedor, especialista em videogames, outra forte tendência para esse mundo são os multiplayers games — ninguém quer mais jogar sozinho.
Drones, mobilidade e robôs também tiveram destaque na conferência, mostrando como o avanço tecnológico tem permitido a criação de baterias mais duradoras, facilitando a vida do ser humano.
A tendência do futuro é a tecnologia.