Dicas ATT

As principais dificuldades que microempreendedores enfrentam nos seus projetos

A ilusão de que, iniciando uma microempresa, os desafios serão micros também, é muito comum. As microempresas tem um papel fundamental na economia do Brasil, são em média 9 milhões de pequenos negócios. Mas, muitas vezes, uma pequena empresa mal administrada pode causar transtornos iguais a de uma grande empresa na mesma situação. Neste post, vamos identificar quais as principais dificuldades que um empreendedor encontra neste processo de abrir uma microempresa. Algumas dificuldades não são encontradas logo de início, e sim, notadas durante o processo.

  • Falta ou pouca capacitação do empreendedor

Começar o próprio negócio é algo empolgante, certo? A ansiedade de colocar a mão na massa é normal. Mas, muitas vezes, o empreendedor se joga de cabeça sem antes investir em conhecimento. São raros os casos de empresas que chegaram ao sucesso com um gestor sem conhecimento dos próprios passos. Investir em conhecimento transforma seu trabalho em algo produtivo, certeiro e confiante. Aposte em estudos de legislação trabalhista, legislação tributária e mercado.

  • Pouco conhecimento sobre clientes

Conhecer seu cliente, seu público alvo, é um ponto importantíssimo. Só assim você saberá lidar com cada situação, conversas, tomada de decisões e geração de conteúdo para o seu marketing em redes. Além disso, a sua relação com os clientes será ótima (o que conta bastante para o retorno dos mesmos).

  • Má comunicação com fornecedores

É preciso ter práticas de negociação e boa relação com fornecedores. Para que seu estoque possa suprir a quantidade de clientes ou saídas de produtos da sua empresa. E claro, além do volume, valores também são importantes, assim como a credibilidade que este fornecedor transparece. Realize pesquisas, converse com empreendedores da mesma área que o seu negócio. Escolha pelo menos 2 opções de fornecedores, assim, caso algum te deixe na mão, você não terá problema com sua demanda.

  • Falta de planejamento

Como já mencionado, a emoção de começar algo novo é comum, mas é preciso ter um planejamento para que metas sejam atingidas. Sem um planejamento, é quase impossível que uma empresa se mantenha de pé sem caos. Planeje como, por exemplo: o investimento necessário, de qual segmento sua empresa se trata, a descrição dela, quais seus concorrentes, qual o cenário atual do mercado em que sua empresa se encontra etc.

  • Alta carga tributária

Este ponto também gera dor de cabeça aos microempreendedores, mesmo se tratando às vezes de serviço autônomo. Se o empresário não realizar um planejamento tributário, pode deixar de recolher algum imposto, o que ocasionaria problemas com a Receita Federal ou até mesmo pagar mais do que o necessário, acarretando desperdício de dinheiro. Lembrando que cada categoria de serviço tem um tipo diferente de imposto. Procure um profissional para te auxiliar da melhor forma.

  • Falta de preparo na gestão

Como mencionado anteriormente, a falta de conhecimento pode levar qualquer negócio a ruína. Às vezes, atividades simples como fluxo de caixa, entrada e saída de mercadorias ou até mesmo contagem errada de produtos no estoque, podem gerar problemas grandes. Se você pretende contratar uma equipe, treine-os. Ou, caso queira gerenciar seu negócio sozinho, se capacite para que não haja problemas em nenhuma atividade.

Este post foi útil para você? Comente o que achou!

Fonte: https://prodeserv.com/blog/?p=123

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.