Quais mudanças acontecerão com a chegada do 5G?
O uso da tecnologia e internet têm aumentado de forma significativa desde o início da pandemia, causada pelo Covid-19. As compras online foram a única alternativa para se privar e manter o distanciamento social, o trabalho remoto se tornou algo comum na maioria das empresas, chamadas de vídeo para manter contato e etc. Mesmo com a situação pandêmica melhorando, este fluxo não abaixou e só tende a aumentar cada vez mais. O trabalho remoto já é algo que muitas empresas e autônomos tornaram fixo (por perceber sua eficácia em resultados e diminuição de gastos) e as compras online só crescem cada vez mais (por ser algo prático e muitas vezes, com menor custo do que em lojas físicas). E claro, com essas mudanças, outras serão necessárias, uma delas é a chegada do 5G.
A maioria dos aparelhos contém a tecnologia 4G (sim, há muitos lugares onde o 4G ainda é uma lenda), mas isso irá se modificar com a chegada do 5G. Esta tecnologia já foi lançada em alguns países, como Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Japão e nos principais países da Europa.
O que muitos devem pensar com essa notícia, é que a única mudança será apenas a velocidade da internet, mas não. Para usuários finais de telefonia móvel, a mudança poderá ser apenas na internet mesmo, mas quais serão as outras?
O interesse em torno do 5G por todas as empresas de tecnologia não é só o desejo pela velocidade mais rápida, mas sim, para dar conta de um futuro em que tudo estará conectado a uma rede de internet. Como cafeteiras, luzes, persianas, aspiradores de pó, carros e até mesmo sensores inteligentes, como detectores de vazamentos, erros de construção e elétrica.
Além disso, também haverá um aumento excessivo do uso de celulares (maior do que atualmente), já que novos serviços e aplicativos surgirão, junto com a velocidade da internet. Sem contar os jogos mobile, que terão o gráfico muito mais realístico e mesmo utilizando aparelhos celulares básicos, já que as informações vão ser todas armazenadas nas nuvens e em servidores, sem depender tanto da tecnologia do aparelho.
A transição da 4G para a 5G é muito mais importante do que as mudanças que ocorreram nas gerações anteriores, isso por que as operadoras vão deixar de prestar o serviço apenas para os usuários finais de celular e vão prestar serviço para os demais segmentos econômicos. Com a chegada do 5G é previsto gerar uma renda de trilhões de dólares em oportunidades para a economia global durante os próximos 15 anos.
Provavelmente você deve estar pensando “nada disso é possível com a rede de hoje?”. A resposta é não. Nossas redes não são preparadas e nem foram desenvolvidas para isso. O 2G foi projetado para voz, o 3G para dados e o 4G para aplicações de grande fluxo de dados. O 5G precisa ser mais eficiente para dar conta não necessariamente de uma enorme quantidade de dados, mas de um enorme número de dispositivos conectados.
Sendo assim, o cenário “futurístico” que víamos em filmes, está prestes a se tornar realidade. É importante ressaltar que em um primeiro momento a tecnologia 5G será de alto custo, por isso, essas mudanças não vão acontecer tão rápido. Mas é provável que em média, daqui há cinco anos, essas novas conexões tecnológica façam parte do nosso dia a dia.
Fonte: https://jadsonfigueiredo.me/2021/10/25/quais-mudancas-acontecerao-no-varejo-com-o-5g-quais-serao-seus-impactos/