Dicas ATT,  Switch,  Tecnologia

Switch Fast ou Switch Gigabit: conheça qual melhor atende sua necessidade

Switch Fast Ethernet ou Switch Gigabit Ethernet? Switches são componentes que fazem a recepção e o correto endereçamento dos dados enviados pelos dispositivos dentro das redes locais. Esses equipamentos possuem modelos disponíveis com diferentes velocidades, funcionalidades e recursos.

Tanto o padrão Fast Ethernet quanto o Gigabit referem-se ao padrão para conexões de dispositivos de rede, onde a principal diferença entre eles é o desempenho na transmissão suportada por cada tecnologia.

O Switch Fast Ethernet é mais antigo, transfere dados em taxas até 100 Mbps e é suportado por qualquer dispositivo de rede no mercado. Já o Switch Gigabit Ethernet é mais moderno e seu padrão atinge velocidades até 10 vezes maior que seu antecessor.

Switch Fast Ethernet

O switch Fast Ethernet é considerado uma versão mais recente da Ethernet Original. Para se ter uma ideia, os primeiros switches faziam a comunicação à 10 Mbps (Megabits por segundo), enquanto seus sucessores atingem taxas de transferência de 100 Mbps.

O padrão Fast Ethernet (IEEE 802.3u) faz uso de portas 100BASE-T, 10BASE-T, 100BASE-TX, suporta cabos de cobre com 100 metros de comprimento e fibras ópticas até 10 KM.

Quando comparado ao seu antecessor, o padrão Fast Ethernet é muito mais rápido, de fácil implementação, gerenciamento e manutenção. Caso as aplicações internas da rede sejam apenas distribuir o acesso à web e o plano de internet seja de até 100 Mbps, o Fast Ethernet cumpre bem seu papel.

No entanto, aplicações corporativas como servidores de banco de dados, ambientes de virtualização ou backup podem exigir velocidades superiores. Nesse caso será necessário investir em um switch Gigabit Ethernet.

Switch Gigabit Ethernet

Um switch Gigabit opera exatamente como um modelo Fast Ethernet, mas é 10 vezes mais rápido, possui qualidade de conexão superior (até 1 Gbps) e, por ser mais moderno, permite aproveitar a velocidade dos novos dispositivos ao acessar uma rede local.

Com a evolução da tecnologia, a maiorias das empresas e escritórios que usavam o padrão Fast Ethernet começaram a migrar para os switches Gigabit. Essa mudança também facilitou a integração de novos computadores, servidores e storages equipados com a nova conexão a rede existente.

Gostaria de adquirir um destes modelos? Entre em contato e garanta o seu Switch.

Eai, conseguiu entender a diferença entre os dois modelos? O escritor deste post que nos ajudou a entender melhor estas diferenças foi o https://www.controle.net/faq/switch-fast-ethernet-vs-switch-gigabit-ethernet-qual-e-a-diferenca#:~:text=O%20switch%20Fast%20Ethernet%20%C3%A9%20considerado%20uma%20vers%C3%A3o%20mais%20recente,de%20transfer%C3%AAncia%20de%20100%20Mbps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.