Teclados,  Tecnologia

Você sabe o que é VLAN?

Universalmente conhecido, o termo LAN significa Rede de Área Local (Local Area Network), mas, a evolução dos conceitos de virtualização está atingindo cada vez mais dispositivos, condição possível por um aparelho que conecta os computadores e outros dispositivos de rede, começando pelo mais simples, conhecido como HUB. Este dispositivo vem evoluindo regularmente tornando-se cada vez mais robusto e funcional, onde avançou para o SWITCH, possuindo modelos não-gerenciáveis e gerenciáveis.

O switch, além de permitir multiplicar as conexões de rede unindo por cabo dois ou mais aparelhos (geralmente qualquer hub ou switch permite multiplicar as conexões de rede desta maneira), possuindo recursos que permitem ser configurados remotamente, também contém o recurso para criação de redes virtuais, onde é possível separar grupos de redes melhorando a distribuição de recursos. Embora a computação em nuvem também utilize massivamente essa funcionalidade.

O conceito de VLAN (Rede de Área Local Virtual) abstrai a ideia da rede de área local (LAN), promovendo a conectividade entre os links de dados para uma sub-rede. Um ou mais switches de rede permitem oferecer suporte a várias VLANs independentes, criando implementações de sub-redes na camada 2 (link de dados). Uma rede virtual está associada a um domínio de broadcast. Geralmente composto de um ou mais switches Ethernet.

A VLAN é um protocolo usado para organizar vários dispositivos dentro de uma rede física única sem precisar fazer mudanças físicas na infraestrutura, que são mais caras e demoradas.

O recurso de VLANs facilita aos administradores de rede separarem uma única rede comutada para atender aos requisitos funcionais e de segurança de seus sistemas, sem a necessidade de instalar novos cabos ou fazer grandes alterações em sua infraestrutura de rede atual, principalmente no ambiente físico. As portas (interfaces) nos switches podem ser atribuídas para uma ou mais VLANs, proporcionando a divisão dos sistemas em grupos lógicos – com base em qual departamento eles estão associados – e estabelecer regras de intercomunicação entre os sistemas e os grupos que foram segregados.

O uso de uma VLAN traz muitas vantagens para a rede do provedor. Além da redução de custos de configuração, elas incluem redução do tráfego, maior segurança e facilidade de administração. Mas, também há pontos negativos… A VLAN possui limitações, como o uso de um máximo de 4.096 dispositivos por domínio, embora isso só seja um problema para redes de entidades muito grandes. O seu uso também necessita de switches de rede que ofereçam suporte ao protocolo.

Conseguiu entender melhor o que é e pra que serve a funcionalidade VLAN? Comenta aqui embaixo!!!

Fontes: https://anlix.io/vlan-redes-virtuais-facilitam-trafego-e-agilizam-conexao/

https://www.iperiusbackup.net/pt-br/o-que-e-vlan-e-qual-sua-aplicacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.