Segurança,  Switch,  Tecnologia,  Wi-Fi (Rede Sem Fio)

Como evitar gargalo de rede

Um gargalo de rede refere-se a uma condição discreta na qual o fluxo de dados é limitado pelos recursos do computador ou da rede. O fluxo de dados é controlado de acordo com a largura de banda de vários recursos do sistema. Se o sistema que trabalha em uma rede estiver fornecendo um volume maior de dados do que o suportado pela capacidade existente da rede, ocorrerá um gargalo na rede.

É algo comum em muitas empresas, mas que pode ser evitado. Além disso, dependendo da forma como a empresa é organizada, os gargalos de tráfego podem prejudicar o funcionamento dela como um todo.

Manter a rede monitorada

O monitoramento é muito importante, pois existem muitos recursos para acompanhar o desempenho de diferentes aspectos da rede, desde latência e carga, requisição de discos, até a área de armazenamento. Por exemplo, muitos gargalos acontecem em momentos específicos, em dadas horas do dia ou em dias do mês em especial. Sem um monitoramento constante, que vai oferecer relatórios precisos, é muito difícil saber exatamente como resolver o problema.

AS VEZES NÃO ENTENDEMOS PORQUE AQUELE ARQUIVO OU EMAIL ESTA DEMORANDO TANTO PARA ABRIR.

Otimização

Muitos casos, o servidor acaba não dando conta do tráfego e gera gargalos por falta de capacidade. Neste sentido, otimizá-lo ou então, adquirir uma máquina mais potente, é o ideal.

TER UM SERVIDOR COMPATÍVEL COM A SUA CAPACIDADE DE OPERAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA EVITAR PERDADE DADOS.

Programas grandes demais

Antes de comprar algum aplicativo e colocá-lo em funcionamento na rede, é necessário fazer um teste sobre sua utilização e pesar se o custo-benefício do aplicativo vai valer a pena para o negócio. Existem muitos aplicativos que podem trazer certas soluções, mas que geram grande impacto no tráfego da rede.

SEMPRE NECESSÁRIO ANTES DE QUALQUER AQUISIAÇÃO SE SOFTWARES VERIFICAR SE A SUA ESTRUTURA SUPORTA

Utilização de canal de porta virtual (VPC)

As vPCs eliminam a necessidade da operação de STP entre switch downstream e vários switches upstream. No novo modelo, os switches são configurados para trabalhar em conjunto para criar um canal de porta única, oferecendo redundância necessária em muitas redes, assim como a capacidade de utilizar toda a largura de banda disponível em links agregados.

Esta prevenção é necessária e fundamental para qualquer empresa, tornar a rede disponível a todo o momento compensa o investimento e traz grandes benefícios. O maior gargalo é a falta de administração da rede.

ESTA SOLUÇÃO PARA EMPRESAS QUE TEM OPERAÇÕES CRÍTICAS E NECESSITAM DE REDUNDÂNCIA DE INTERNET, POR EXEMPLO.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.