Notícias

Mulheres que dominaram a tecnologia

A contribuição feminina para inovação tecnológica é imensurável. Quando Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo de computador, em 1843, abriu portas para que as mulheres pudessem revolucionar e ganhar cada vez mais espaço dentro do mercado da tecnologia e ciência.

O número de mulheres que estão ingressando na tecnologia como profissionais de TI, por exemplo, vem aumentando gradativamente, pois, elas buscam quebrar os paradigmas de que o lugar da mulher é na cozinha e no lar.

Elas estão no caminho para dominar a área, visto que, profissionais femininas de TI apresentam competências técnicas, alto nível intelectual e soft skills importantes, principalmente quando há necessidade de trabalhar em equipe.

Mas, mesmo com todo avanço e várias medidas para que mais mulheres possam ingressar na área da tecnologia, muitas barreiras estão longe de ser quebradas, visto que, os desafios são enfrentados desde a participação em processos de admissão até o dia a dia de trabalho, visto que a predominância masculina.

Hoje, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, trazemos para vocês a história de mulheres que foram – e são – importantíssimas para tecnologia.

 

1. Ada Lovelace – A primeira programadora

Para abrir a lista, falaremos da condessa de Lovelace, já citada nesse artigo. Augusta Ada Byron King foi uma matemática e escritora inglesa, que entre 1842 e 1843, traduziu um artigo italiano sobre o motor e complementou o estudo com suas próprias observações, criando um algoritmo para ser processado por máquinas, que passou a ser considerado o primeiro programa de computador já criado.

Atualmente, existe uma medalha que leva seu nome, para pessoas que fizeram contribuições notáveis na tecnologia.

 

2. Grace Hopper – A mãe da programação de computadores

Analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 40 e 50, Grace Hopper, foi criadora da linguagem de programação Flow-Matic, que serviu como base para a criação do COBOL (Linguagem Comum Orientada para Negócios) – usado até hoje em processamento de bancos de dados comerciais. Ela também é apontada como autora do termo “bug”. A invenção teria surgido de um problema em seu computador, constatando que a falha era causada por um inseto morto dentro da máquina – e acabou chamando o problema de “bug”, que significa “inseto”.

 

3. “As garotas do ENIAC” – O cérebro por trás do hardware

A primeiras “computors” da história da informática: Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine, eram responsáveis pela configuração do ENIAC, dando a ele as instruções para realizar os cálculos necessários. Na época, os primeiros computadores dependiam da influência humana e de aparatos mecânicos para funcionarem. Além disso, muitos dos protocolos utilizados ainda hoje, foram desenvolvidos por elas.

 

4. Carol Shaw – A primeira mulher desenvolvedora de jogos digitais

E claro, não podíamos deixar de falar de Carol Shaw, a primeira desenvolvedora de jogos digitais.

Carol teve o primeiro contato com a programação e jogos digitais na aula de matemática com a linguagem BASIC. Foi paixão à primeira vista e, após se formar em Engenharia Elétrica, fez mestrado em Ciências da Computação.

Tempo depois, Shaw foi uma das primeiras colaboradoras da Atari, onde desenvolveu o jogo “River Raid” um jogo inovador para a época, recebendo diversos prêmios, inclusive foi eleito o jogo mais desafiador pela revista InfoWorld em 1983.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.