
Você sabe o que é internet, intranet e extranet?
Não é segredo quando mencionamos que a internet abriu diversos caminhos e modificou tudo ao nosso redor. Principalmente quando se trata de comunicação, os meios são muito mais variados e de fácil acesso, e na área corporativa não é diferente.
Considerando a importância da comunicação interna no mundo corporativo, estas mudanças tecnológicas foram ainda mais acentuadas, trazendo a internet, extranet e intranet como ferramentas muito importantes.
A Internet é a rede mundial de computadores, ela é pública e pode ser acessada por todos, bastando ter um aparelho com acesso à internet. A Intranet, por sua vez, é de uso restrito, pois apenas os funcionários da empresa terão credenciais para acessá-la. E a Extranet possui o mesmo modelo da Intranet, porém pode ser estendida para permitir o acesso restrito também a usuários externos de uma organização via Internet – em geral, parceiros, fornecedores e clientes.
Em relação à segurança, a Internet está sujeita a um maior número de riscos, por meio de vírus, espionagem e coleta de dados, por exemplo. Na Intranet estes riscos já são reduzidos, pois se trata de uma rede fechada, de uso interno.
Internet
De uma forma mais simples, podemos dizer que a Internet é uma rede que conecta computadores a nível global. Ela também pode ser considerada como o nome dado ao conjunto de tecnologias que permitem a definição, disponibilização e acesso a uma lista de serviços online.
Intranet
A Intranet é uma rede de computadores semelhantes à internet, porém circunscrita aos limites internos de uma instituição.
Extranet
Já a Extranet, pode ser considerada uma rede de computadores constituída pela interligação de duas ou mais Intranets.
Quais as diferenças entre elas?
Segurança: apesar das inúmeras vantagens, sabemos dos riscos que a internet pode oferecer às nossas máquinas e mesmo à nossa segurança, por meio de vírus, espionagem e coleta de dados. Na intranet isto não ocorre, já que se trata de uma rede fechada;
Tipo de rede: na internet, não é possível o acesso por meio de rede local (LAN), ao contrário da intranet, que pode ser acessada pela LAN;
Compartilhamento: quando falamos em dados, ambas as redes permitem o compartilhamento. Já quando o assunto é periférico, como impressoras, somente a intranet permite o compartilhamento;
Comunicação: na internet, a comunicação externa é a regra (e mesmo a finalidade da rede). Já na intranet, este tipo de comunicação não é permitido.
- A Internet é de uso público, não requer senhas ou códigos de acesso e é totalmente gratuita.
- A Intranet é de uso privado e utilizada para agilizar a informação dentro dos diversos departamentos de uma empresa e entre os seus funcionários.
- A Extranet é para uso semiprivado, na qual a empresa concede certos privilégios a usuários externos pelos serviços que oferece.
Conseguiu entender melhor sobre essas três ferramentas? O uso de cada uma depende do objetivo que a empresa almeja, e todas tem o poder de tornar a comunicação e os processos algo mais simples.
Você usa estas ferramentas na sua corporação? Comenta aqui embaixo!

Switches e as camadas

Como evitar gargalo de rede
Você pode gostar

Rack para servidores: você sabe o que é?
6 de dezembro de 2019
Catraca com reconhecimento facial que libera em 1 segundo? Conheça a IDBlock Next
22 de fevereiro de 2024