Switch

Switches e as camadas

No momento em que é preciso lidar com redes de computadores, é importante arquitetar a solução e o layout da rede como um todo. Sendo assim, pensar antes de agir é primordial para o sucesso de uma implementação de rede.

Com a evolução das tecnologias e a necessidade de conexão de mais dispositivos na mesma infraestrutura, os network switches evoluíram para dividir uma LAN em vários domínios de colisão ou segmentá-la em diferentes anéis.

Um switch (ou comutador) é um equipamento activo que funciona normalmente na camada 2 do modelo OSI(Data Link) e tem como principal funcionalidade a interligação de equipamentos (estações de trabalho, servidores, etc) de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea.

Quando o momento de compra acontece, é preciso escolher o modelo do Switch que atenderá sua necessidade, isto inclui escolher entre switch layer 2 ou layer 3.

Vamos entender um pouco sobre as camadas em que o Switch atua:

Switch Layer 2

O switch layer 2 trabalha unica e exclusivamente na camada 2 do modelo OSI, ou seja, na camada de enlace. Logo, nós podemos notar que esse tipo de switch trabalha apenas utilizando os endereços MAC, já que a camada 2 do modelo OSI esta diretamente ligada ao endereço físico da interfaces de rede dos equipamentos em geral. Dessa forma, podemos então dizer que o switch layer 2 não “conhece” endereços IP. Ele não tem consentimento algum sobre o escopo de IP que esta sendo utilizado na rede, muito menos quais são os IP que estão ou não ativos na rede num geral. Podemos dizer que a única coisa que switch layer 2 faz é armazenar quais são os endereços MAC que estão conectados em cada uma das portas do switch, seja ele de 8, 16, 24 ou até 48 portas.

Switch Layer 3

Um switch de camada 3 é muito parecido com um roteador, já que trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede onde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. Isso quer dizer que esse tipo de switch consegue trabalhar com endereços lógicos, ou seja, os endereços IPs da rede. A principal diferença entre um roteador e um switch de camada 3 é que os switches têm hardware otimizado para transmitir dados tão rapidamente quanto os switches de camada 2. Entretanto, eles ainda decidem como transmitir o tráfego na camada 3, exatamente como um roteador faria.

Switch Layer 4

Um switch da camada 4 é o principal responsável pela análise e controle do tráfego de rede na camada 4 ou na camada de transporte do modo OSI. Ele inspeciona cada pacote e toma decisões de encaminhamento e roteamento com base nos dados da camada 4-7. Os comutadores da camada 4 são chamados de comutadores de sessão, quando executam tarefas mais ou menos da mesma maneira que um firewall, monitorando o status das sessões individualmente, do início ao fim. Da mesma forma, um switch de camada 4, quando implantado em um cluster de servidores, determina para qual servidor a consulta do usuário deve ser enviada, com base nas cargas do servidor. Ele também pode identificar servidores offline e direcionar o tráfego de acordo.

Switch Layer 7

O switch da Camada 7 é um dispositivo de rede integrado aos recursos de roteamento e comutação. Ele pode passar o tráfego e tomar decisões de encaminhamento e roteamento na velocidade da Camada 2, mas usa informações da Camada 7 ou da camada de aplicativo.

Um comutador da Camada 7 também é chamado de comutador da Camada 4-7, comutador de conteúdo, de serviço de conteúdo, da Web e de aplicativo.

É principalmente um tipo de switch multicamadas que funciona na Camada 2, mas também fornece funcionalidade adicional de camadas de ordem superior. O switch Layer 7 fornece meios mais rápidos de comutação de pacotes com base nas informações presentes na camada 7 do modelo OSI. As informações podem ser um URL, um cookie ou um ID de sessão SSL.

Fonte de ajuda: https://definirtec.com/switch-de-camada-7/ https://pt.theastrologypage.com/layer-4-switch https://penseemti.com.br/artigos/switch-layer-2-e-switch-layer-3/ http://nomundodasredes.blogspot.com/2011/06/roteadores-e-switches-de-camada-3.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.