Automação Residencial,  Dicas ATT,  Tecnologia

O que é smart home e como tornar a sua casa automatizada?

Por não ser tão comum entre o grande público, o termo smart home (ou “casa inteligente”, em tradução livre) não é muito conhecido e, às vezes, pode parecer uma realidade bem distante daquilo que podemos ter em nossas casas. No entanto, saiba que, se você achava que só poderia ver uma smart home em filmes, a realidade da automação residencial está mais próxima do que se imagina. 

Primeiro, é importante entender o conceito de automação que define a smart home. Uma casa automatizada nada mais é que uma residência apta a receber comandos, programações e agendamentos de maneira automática, por meio de operações tecnológicas. Em outras palavras, nela é possível realizar desde ações simples e banais do dia a dia, como acender a luz e desligar eletrodomésticos, até as mais complexas, como segmentar a climatização de ambientes diferentes por meio de um assistente virtual.

O que é automação residencial?

Existe uma diferença importante entre integração e automação, mas muitas pessoas confundem os dois termos e acabam “comprando gato por lebre”. Não que uma seja ruim e a outra boa, mas são distintas.

A integração, como o próprio nome diz, é quando o mecanismo funciona entre um dispositivo (seja um smartphone, tablet ou notebook) e o objeto da casa (uma lâmpada, um ar-condicionado etc.) de maneira integrada. Então, você clica em um botão do seu smartphone e a lâmpada acende, por exemplo.

A automação funciona da mesma forma, só que de maneira programada. Isso significa que você informa e programa automaticamente quais são os itens domésticos que irão funcionar, bem como o horário desejado para isso. Por exemplo, no caso de uma lâmpada que fica na parte externa da residência, é possível ligá-la e desligá-la sempre nos mesmos horários.

O que pode ser automatizado em uma casa?

São muitos os itens que podem ser automatizados em uma casa. Desde aparelhos domésticos, como cafeteiras, até irrigadores de jardim. Grosso modo, basicamente, tudo o que tiver conectividade elétrica pode ser automatizado, das soluções sem fio até as mais complexas com cabeamento. Confira os itens que podem funcionar de modo automatizado a seguir.

  • Todo o sistema de iluminação de uma residência.
  • Sensores de presença.
  • Controle e segmentação de temperatura por ambiente.
  • Aquecedores de banheira e(ou) piscina.
  • Janelas, cortinas e persianas (desde que sejam motorizadas).
  • Sistema de home theater.
  • Sistema de segurança (câmeras, trancas e fechaduras digitais que funcionam por comando de voz, biometria etc.).
  • Sistema de irrigação para jardins.
  • Sensores de vazamento de água que desligam o registro geral.
  • Robô aspirador.
  • Sensor de fumaça.
  • Tomadas inteligentes.
  • Placas solares (nos casos em que as casas sejam adaptadas com esse sistema).

O mais importante a respeito de casas inteligentes é saber que você pode controlar a automação dos aparelhos do seu lar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

O que é smart speaker?

Em poucas palavras e de forma bem resumida, um smart speaker é uma caixa de som inteligente. Ela vem integrada a um assistente virtual com o qual você pode interagir: criando lembretes, fazendo compras, pedindo a execução de músicas e programando alarmes. Existem alguns modelos no mercado, sendo que os mais famosos e buscados pelos usuários são os modelos Echo, da Amazon, e Nest, da Google.

The Best Smart Speakers for 2021 | PCMag

Cada tipo tem uma especificidade e oferece ao usuário uma experiência interativa única. O Echo, também conhecido como Alexa (o nome da assistente virtual), responde a comandos de voz e interage com o usuário, facilitando a sua rotina do dia a dia ao fazer a lista do supermercado, mostrar informações do tempo e do trânsito, bem como outros serviços de lazer, como tocar músicas e podcasts. O Nest realiza as mesmas funções, mas com o diferencial de ser um dispositivo vinculado à sua conta Google e a todos os benefícios que isso pode trazer.

E aí? Preparado para o futuro da sua casa?

Fonte: www.tecmundo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.