Hub e Switch: conheça os benefícios e as diferenças dessas duas tecnologias
Antes de começar a falar sobre a diferença entre hub e switch, é importante entender as vantagens e desvantagens de adquirir um Switch de rede.
Vantagens:
- Faz com que os processos da rede fiquem mais ágeis.
- Oferece grande estabilidade, impedindo falhas e desconexões.
- Aumenta a velocidade da transferência de dados entre máquinas.
- Melhora a segurança da rede.
- Faz com que a expansão da rede seja mais fácil.
Desvantagens
- Valores podem ser elevados
- Não é necessário em uso residencial
Observando a desvantagem da falta de necessidade de um switch para uso residencial, vamos entender a diferença entre hub e switch, que fará este ponto ser mais entendível!
Switch de rede e hub de rede: Quais as diferenças?
Outro aparelho muito usado para montar e gerenciar redes de computadores é o hub de rede. Ele é mais antigo e oferece menos recursos do que o switch de rede.
Hub de rede: Os computadores de uma rede são conectados ao hub por cabos, mas as informações são sempre compartilhadas entre todos e não há opção de gerenciamento. Assim, a perda de desempenho e a lentidão são claras, além da limitação de recursos.
Switch de rede: Com o switch, é possível gerenciar o compartilhamento apenas de um computador para outro, por exemplo, sem envolver todos os demais da rede. Ele permite que a velocidade da conexão interna seja muito superior.
É recomendado usar um hub de rede apenas em redes muito pequenas, como em um ambiente residencial com dois ou três dispositivos.
Resumidamente, se a sua necessidade é gerenciar uma rede com muitos computadores e em um ambiente empresarial, a melhor escolha é um Switch. Em caso residencial, um hub seria a melhor opção… Não descartando a possibilidade de utilizar um switch, mas levando em consideração o valor e a pouca quantidade de computadores conectados, o custo benefício não seja bom.
Eai, esse post te ajudou a tirar dúvidas? Comenta aqui embaixo!